NOTÍCIAS
22/02/2014 20:41 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

Dilma venceria eleição no 1º turno com Marina logo atrás

Getty Images
Brazilian President Dilma Rousseff gestures during celebrations to mark the 34th anniversary of the founding of the Workers Party (PT) in Sao Paulo, Brazil on February 10, 2014. AFP PHOTO / NELSON ALMEIDA (Photo credit should read NELSON ALMEIDA/AFP/Getty Images)

A taxa de popularidade da presidente Dilma Rousseff continua estável nas pesquisas de intenção de voto, o que significa que ela seria reeleita já no primeiro turno se as eleições ocorressem agora, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (22).

Provável vice na chapa do PSB, a ex-ministra Marina Silva é a adversária que mais se aproximaria da presidente em um eventual segundo turno.

Três cenários de segundo turno foram simulados, com Dilma enfrentando Marina, Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

Contra Marina Silva, Dilma alcança 50% das intenções de voto, contra 35% da adversária. Em um cenário em que enfrenta Aécio, Dilma tem 54%, contra 27% do tucano. Contra Eduardo, o provável candidato do PSB, Dilma tem 55% e o pernambucano tem 23%.

Governo - A aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff também está estável - ficou em 41% em fevereiro, mesmo patamar de novembro do ano passado, mostrou neste sábado pesquisa Datafolha.

A popularidade de Dilma, abalada em meados de 2013 na esteira dos protestos juninos, vinha apresentando recuperação desde então. Chegou a 41 por cento em novembro, depois de ter caído a 30 por cento no fim de junho, mas se manteve com os mesmos 41 por cento na primeira pesquisa Datafolha deste ano, divulgada no site do jornal Folha de S. Paulo.

A pesquisa registrou, no entanto, diferença em relação a novembro no percentual dos que consideram seu governo ruim ou péssimo, que passou de 17 por cento a 21 por cento este mês. Entre os entrevistados que achavam sua gestão regular também houve mudança, a taxa caiu de 40 por cento para 37 por cento.

Em relação à disputa ao Planalto, o Datafolha indicou que nos principais cenários pesquisados Dilma vence no primeiro turno com 47 por cento das intenções de voto, na comparação com o senador e presidente do PSDB, Aécio Neves (17 por cento), e o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos (12 por cento). O mesmo foi verificado em novembro do ano passado.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost