NOTÍCIAS
22/02/2014 11:56 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:13 -02

Tente assistir a esse vídeo e ainda acreditar que não há machismo no mundo

O machismo nosso de cada dia. O curta-metragem “Maioria Oprimida” mostra justamente isso. A francesa Eléonore Pourriat filmou um mundo onde homens e mulheres têm os papéis invertidos. O vídeo, com áudio francês e legendas em inglês, já viralizou pelas redes sociais. Confira acima o curta legendado em português.

Acompanhamos um homem tentando seguir com sua rotina pelas ruas e tendo de suportar todo tipo de assédio que nós, mulheres, vivemos o tempo todo.

Gritos, xavecos, ameaças e até uma mulher “mijando” no meio da rua. Quem nunca viu homens fazendo isso? O protagonista ainda encontra um amigo que passa a usar um véu na cabeça, por ordens da esposa. Soa familiar?

Assistir a um homem sofrendo assédio sexual e ver o processo de culpabilização da vítima (“também, você está provocando com essa bermuda pouco acima do joelho!”) dá aflição. O filme todo deixa o espectador com uma sensação ruim, de que algo está errado. E está, mesmo. A diferença é que estamos tão acostumados com mulheres sofrendo assédio que passamos a ficar cegos para as injustiças do cotidiano.

LEIA TAMBÉM: Em defesa de Rachel Sheherazade (BLOG)

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost