NOTÍCIAS
11/06/2014 11:33 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Copa 2014: Museu do Futebol tem programação especial

Ale Frata / Frame / Estadão Conteúdo

É Copa do Mundo, não poderia faltar programação especial no Museu do Futebol. E não falta. "Futebol das Artes", desde terça-feira (10) em cartaz, traz saraus de poesia, performances literárias, filmes, oficinas e jogos educativos para quem, entre uma partida e outra da Copa, quiser curtir um jeito diferente de ver o futebol.

Entre as várias atrações, a joia da coroa é uma homenagem ao maestro Gilberto Mendes. Vem na forma de uma instalação audiovisual com músicas e histórias do compositor que, aos 92 anos, pode se gabar de ter assistido a todas as Copas.

Mendes não foi escolhido ao acaso. É, dos compositores de música contemporânea, o que tem ligação mais direta com o jogo da bola. A "pièce de résistence" do seu repertório inclui Santos Football Music, homenagem musical ao Santos de Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. É uma das peças mais empolgantes do repertório erudito contemporâneo, mesclando orquestra, narração radiofônica e participação ativa da plateia, que se transforma em torcida.

Outra atração é a exibição de filmes relacionados ao futebol. Há títulos como "Pelé e Garrincha - Deuses do Brasil", de Jean-Christophe Rosé, "Barbosa", de Jorge Furtado, "Um Craque Chamado Divino", de Penna Filho, "Esperando Telê", de Rubens Rewald e Tales Ab’Saber, "João Saldanha", de Beto Macedo e André Iki Siqueira, "O Dia em Que o Brasil Esteve Aqui", de Fábio Altman, entre outros.

A retrospectiva é uma pequena amostra de como o futebol já serviu de tema para as câmeras de cinema.

No texto preparado pelo curador da mostra, Adilson Mendes, revela-se o desejo de flagrar a ressonância do fenômeno futebol no imaginário artístico em suas várias vertentes - música erudita e popular, poesia, cinema, literatura, artes gráficas, circo. Lembra também Adilson que a "invenção inglesa" entrou no Brasil pela porta da elite, porém logo foi apropriada pelas classes populares, que passaram a praticá-la e, assim fazendo, a transformaram em forma de expressão e arte.

A mostra lembra também que a expressão máxima do futebol brasileiro, a sua seleção, completa seu centenário em 2014. Outro bom motivo para comemorar. E, quem sabe, com um hexa em casa, por que não?

A programação de Futebol das Artes pode ser conferida no site oficial do Museu do Futebol.

Galeria de Fotos Museu do Futebol, em São Paulo Veja Fotos
Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost