NOTÍCIAS
05/11/2014 15:51 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Internet Arcade reúne 900 jogos antigos (mas que rodam no seu computador!)

Reprodução

Sua produtividade está prestes a cair e beirar o zero a partir de agora. Acharam a arca do tesouro da web: o Internet Arcade, site que reúne 900 jogos de arcade que vão do final dos anos 70 até o início dos 90. A melhor parte é que você pode jogar qualquer um deles com o seu browser.

Você têm que agradecer a Jason Scott, um cara que trabalhou junto do pessoal do JavaScript Mess — um projeto dedicado a levar programas de emulação para a linguagem Java — para transformar todos esses jogos em algo que o seu computador possa rodar. Bom, os caras são gênios e deixaram esse presentão para a humanidade hospedado no Internet Archive. Deem um prêmo Nobel para eles, sério.

Tem jogo para dar e vender. Se você jogar um deles por dia, vai demorar quase três anos para acabar a lista. Bom, na verdade, nem todos estão totalmente aproveitáveis. Alguns têm problemas gráficos ou sonoros porque os formatos não foram muito bem “traduzidos” para Java e ainda há tretas com controles que simplesmente não podem ser imitados no teclado. “Muitos deles estão bons o bastante. Mais que bons o bastante. No navegador certo, em uma máquina boa, eles estão quase perfeitos. Aquele debate sobre quão reais os emuladores são vem à tona, mas tudo funciona”, escreveu Scott em seu blog.

donkey kong

Momento de nostalgia...

Aulinha de história rápida: os primeiros arcades datam do começo dos anos 70 nos Estados Unidos. Galaxy Game é considerado o primeiro jogo a operar com moedas ou fichas, enquanto Computer Space, criado por Nolan Bushnell, fundador da Atari, foi o primeiro a ser manufaturado. A partir daí, o negócio se desenvolveu e todo mundo resolveu entrar na dança – Namco, Nintendo, Sega – e começou a chamada Era de Ouro dos Arcades, quando nasceram obras-primas como Space Invaders, Pac-Man, Donkey Kong e outros jogos do final da década e do começo dos anos 80. É dessa época que vêm os maiores clássicos dos games.

Essa abundância durou até o início dos anos 90, quando os consoles domésticos começaram a ganhar o mercado de fato após o chamado crash de 1983. Depois, houve um renascimento dos arcades com novos jogos, mas sem o reinado de antes. Hoje em dia, por exemplo, é difícil encontrar um “fliperama”, como chamamos aqui no Brasil aqueles lugares que reúnem dezenas de máquinas. Até na terra do Tio Sam esses estabelecimentos se tornaram raros. Mas no Japão, não. Lá existem centros de jogos eletrônicos que fazem inveja a Las Vegas de tanta luz saindo das telinhas do lugar.

No Internet Arcade tem coisa bem velha e clássica, como Joust e Lode Runner, e games que nem os mais fanáticos jogadores sabiam que existem. O site da VIP fez um trabalho de curadoria: 20 obras primas dos arcades para você se divertir um pouco — ou muito, depende do seu tempo livre.

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost