NOTÍCIAS
03/03/2015 12:38 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

J.K. Rowling, autora de 'Harry Potter', ganha bibliografia definitiva; veja curiosidades sobre a série

Você é fã, mas fã mesmo de J.K. Rowling e da série Harry Potter?

Agora existe uma obra que pode te ajudar a compreender melhor tanto autora, quanto a saga do bruxo com uma cicatriz em forma de raio na testa.

A escritora inglesa de 39 anos ganhou uma bibliografia definitiva: J.K. Rowling: A Bibliography 1997-2013, de Philip W. Errington, publicada no fim de fevereiro pela Bloomsbury Academic.

A pesquisa de Errington o fez descobrir – e publicar, para nossa sorte – informações que, até então, eram inéditas sobre a série literária de sucesso sem-igual na história da literatura.

Errington entrevistou pessoas-chave envolvidas nos bastidores dos livros e bisbilhotou arquivos da Bloomsbury para isso.

1. A primeira edição de A Pedra Filosofal vale hoje 150 mil libras esterlinas, segundo registro de um leilão.

Quantia equivalente a R$ 670 mil.

2. Uma música sobre Nick quase sem Cabeça teve de ser cortada de A Câmara Secreta.

Sir Nicholas de Mimsy-Porpington, fantasma da Grifinória, perdeu uma canção sobre ele no segundo volume da série. Embora o tenha considerado "necessário", Rowling chamou o corte de "arranque". Ela havia escrito mais do que o sugerido pela editora, Emma Matthewson, que considerou o manuscrito "absolutamente brilhante".

A letra explicava por que Nick recebeu uma sentença de morte e como sua cabeça foi apenas quase perdida na execução. Você pode lê-la aqui.

3. Rowling enjoou de tanto ler O Prisioneiro de Azkaban.

Em uma carta (sem data) à Matthewson, a autora disse estar "enjoada" de tanto revisar o terceiro volume da série, mas por uma boa causa: ela precisou retrabalhar os Dementadores. "Eu nunca li os outros [livros] tantas e tantas vezes enquanto os editava", escreveu. "Se você acha que precisa de mais trabalho, estou disposta e disponível [para isso], mas acho que este rascunho representa uma evolução do primeiro; os Dementadores são mais uma presença desta vez, eu acho."

Em novembro de 1998, Rowling e Matthewson ainda escreviam uma à outra sobre Azkaban. A escritora comentou: "Estou tão enjoada de reler esse que será difícil de sorrir quando eu fazer as leituras públicas. Mas, talvez, esse sentimento suma até o próximo verão."

4. O Cálice de Fogo poderia não se chamar... O Cálice de Fogo.

Rowling chegou a considerar os seguintes títulos: Harry Potter and the Death Eaters ("e os Comensais da Morte"), Harry Potter and the Fire Goblet ("e o fogo do cálice") e Harry Potter and the Three Champions ("e os três campeões").

5. O manuscrito de A Ordem da Fênix foi entregue num pub.

Christopher Little, editor de Rowling àquela época, chamou Nigel Newton, chefe-executivo da editora Bloomsbury, para um encontro no pub The Pelican ("o pelicano", em português), na vila londrina Fulham, para entregar a Newton o manuscrito de A Ordem da Fênix. Little o tinha em um enorme pacote de plástico em seus pés.

Ambos tomaram cerveja sem trocar uma palavra sequer sobre o conteúdo do pacote. "Nessa época, a série já era tão famosa que eu fiquei com medo de estar em posse física dela", disse Newton. "Eu coloquei o pacote no meu carro e fui para casa. O enfiei debaixo de minha cama." Ele aproveitou que tinha consigo o manuscrito de outra publicação da editora e colocou algumas páginas dele no topo do manuscrito de A Ordem da Fênix.

"Passei a noite toda o lendo, o que minha esposa achou um pouco esquisito. Não havia possibilidade de eu mostrar a ela e, mesmo assim, coloquei partes do manuscrito no cofre."

Veja abaixo a capa do livro:

livro j k rowling

Rowling disse sobre a bibliografia:

"Como alguém que compreensivelmente respeita a pesquisa, estou impressionada com o nível de detalhamento e a quantidade de tempo que Philip Errington dedicou servil e completamente a essa bibliografia espantosa."

(Via Guardian)

LEIA TAMBÉM:

- Existem LGBTs em Hogwarts? A resposta de J.K. Rowling é incrível

- Harry Potter em versão anime dos anos 1980

- O que Harry Potter pode nos ensinar sobre neurociência?

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost