NOTÍCIAS
29/06/2015 18:51 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:34 -02

Por que é tão difícil diferenciar cansaço e depressão

A depressão é um grave problema de saúde mental que afeta muitos homens e mulheres no mundo inteiro, todos os dias, mas não é incomum que os seus sintomas sejam confundidos com a síndrome da fadiga crônica.

Em seu livroThe Exhaustion Breakthrough, a Dra. Holly Phillips fala por que esse diagnóstico pode ser tão enganador:

"Enquanto um enorme número de pesquisas tem estabelecido uma relação estreita entre a depressão e a fadiga, como exatamente esses dois interagem ainda não está totalmente compreendido... Parte disso é assim pois a depressão e a fadiga se alimentam, em um ciclo vicioso, que faz com que seja difícil determinar onde começa um e termina o outro."

Phillips se reuniu com a anfitriã do HuffPost Live, Alyona Minkovski, para elaborar mais sobre este "ciclo vicioso" e como ela trabalha para distinguir entre a depressão e a fadiga em sua própria prática médica.

"Um dos sinais mais comuns da depressão é a fadiga, a falta de motivação, mudanças no humor, mudanças no apetite, mas, também, se você estiver cansado por outras razões você pode ter essa mesma falta de motivação que pode até deprimir seu humor", disse ela.

"É muito difícil distinguir os dois. Quando eu estou lidando com pacientes que sofrem de exaustão, eu primeiro observo questões médicas e depois eu sempre faço questão de verificar se eles sofrem de depressão. Existem sintomas específicos da depressão que o cansaço não tem e provocá-los pode fazer uma enorme diferença."

"A outra coisa é que o tratamento da depressão, tanto pela terapia quanto pela medicação, pode aliviar a fadiga. Então, eu acho que não é que eles estejam em lados opostos da mesma moeda, mas para muitas pessoas, eles estão intimamente relacionados."

Para saber mais, assista no HuffPost a conversa completa, ao vivo, no vídeo acima.

(Tradução: Simone Palma)

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Depressão é doença, não frescura

- Novo estudo indica que maconha pode ser eficaz contra depressão

- Assistir séries sem parar é sinal de depressão e solidão (PESQUISA)

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost