7 dicas de chef para fazer camarão de restaurante em casa

5 – Entenda o ponto correto para fazer camarões grelhados.

Fazer camarão em casa não é pra qualquer um pois, vamos combinar, que esta não é uma das receitas mais populares do Brasil. Então quem quer se aventurar na cozinha precisa de experiência ou contar com algumas dicas de chefs e profissionais para preparar os melhores pratos.

Por isso, separamos dicas do chef Valdir Oliveira, do restaurante Cantaloup, que vão te ajudar a fazer camarão em casa. Excelente para momentos especiais, que tal? Aproveite!

1 – Pesquise para escolher o melhor camarão possível

A escolha de um camarão de boa qualidade é fundamental para o sucesso de qualquer receita. Selecione bem o mercado e a banca de peixes, ou a peixaria onde vai comprar. Informe-se sobre os dias de chegada de peixes e camarões frescos e chegue o mais cedo possível para poder escolher o melhor produto possível.

2 – Entenda como funciona a classificação por tamanho do camarão

É importante observar a classificação por tamanho do camarão na hora da compra. Um camarão 11/15 indica que haverá de 11 a 15 unidades por quilo. Há também 25/30, por exemplo. Para fazer grelhado, os maiores são mais recomendados. Mas para ensopados, os pequenos funcionam muito bem.

3 – Tenha muita atenção na hora da limpeza do camarão

Limpeza e refrigeração também são essenciais. Mantenha os camarões na geladeira ou em água gelada sempre que não estiver manuseando. Se não comprar os crustáceos já limpos, retire a casca e faça um corte no dorso, retirando a tripa com a ponta da faca. Dependendo do preparo, você pode manter a cabeça e o rabo, ou retira-los também.

4 – Cuidado para não errar no sal

Tempere com sal e pimenta do reino, se possível moída na hora, mas só momentos antes do preparo, para não desidratar o ingrediente com o sal.

5 – Entenda o ponto correto para fazer camarões grelhados

Para fazer camarões grelhados, aqueça uma frigideira de teflon com azeite e doure camarões tipo 11/15 por três minutos. Abaixe o fogo, vire e deixe cozinhar por mais 2 minutos. O ponto correto deixa o camarão rosado, firme por fora e úmido no centro.

6 – Uma dica de ouro para preparar camarão empanado

Para fazer camarão empanado, o tipo 11/15 também é boa pedida. A dica de ouro é usar a farinha panko, que é bem mais crocante que a farinha de rosca tradicional. Você tempera com sal e pimenta, depois mergulha cada camarão em ovo batido antes de envolvê-lo com a panko. Aperte bem para a farinha aderir de forma uniforme. Frite em óleo vegetal a 170°C por 3 minutos, até a farinha ficar dourada. Escorra bem o óleo usando papel toalha.

7 – Camarões do tipo 25/30 são ideais para fazer moquecas ou ensopados

Para fazer moquecas ou ensopados, use camarões menores tipo 25/30. Faça a receita do molho de sua preferência. Tempere os camarões com sal e pimenta e grelhe em frigideira com azeite por 1 minuto para selar e deixá-lo rosado, porém ainda cru no centro. Transfira os camarões para o molho quente e deixe cozinhar por 3 minutos. Sirva em seguida e se delicie.