NOTÍCIAS
07/01/2020 13:58 -03

Itamaraty pede à Rússia extradição do suspeito de atacar produtora do Porta dos Fundos

Eduardo Fauzi está em Moscou, na casa de sua namorada, para onde viajou poucos dias depois do ataque à sede da produtora.

Reprodução/ Youtube
Eduardo Fauzi Richard Cerquise, suspeito de ataque à produtora do Porta dos Fundos

O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta terça-feira (7) que iniciou o processo para pedir a extradição de Eduardo Fauzi, um dos suspeitos de atacar a produtora Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, na véspera do Natal.

A confirmação foi feita à Globonews por uma fonte do Itamaraty, que afirmou que o governo brasileiro já está conversando com a Rússia, onde Fauzi se encontra, desde o começo da semana e a extradição deverá acontecer nos próximos dias.

Segundo antecipado pelo jornal “O Globo”, a documentação de extradição foi analisada pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI).

Como estava compatível com a lei, o Ministério da Justiça mandou o pedido para o Itamaraty, responsável por formalizar a solicitação ao governo russo. O Brasil mantém acordo de extradição com a Rússia desde 2007.

Fauzi está em Moscou, na casa de sua namorada, para onde viajou poucos dias depois do ataque. O suspeito tem passagens pela polícia por ameaça e agressão e foi identificado graças a câmeras de segurança que flagraram a fuga do grupo.

Ele é considerado foragido desde o dia 31 de dezembro, quando a Polícia Civil do Rio deflagrou uma operação para prendê-lo.

Ontem (6), durante entrevista à rádio BandNews FM, Fauzi revelou que pretende se apresentar à justiça brasileira até 30 de janeiro e afirmou estar “pronto para abraçar as consequências”.

O ataque ocorreu na véspera de Natal, quando indivíduos lançaram bombas caseiras contra a produtora do Porta dos Fundos.

O canal tem sido alvo de críticas por causa de um especial natalino que apresenta Jesus Cristo como homossexual. O caso é tratado pelas autoridades como tentativa de homicídio.

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost