OPINIÃO
22/02/2014 11:00 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

Volta ao mundo em dez festivais

A temporada internacional de festivais começa com o Lollapalooza Chile no fim de março e segue firme até a virada de ano na Austrália. Guarde esta lista e se programe.

Festivais de música eletrônica ou de rock e variações não mudam grande coisa mundo afora -- a maioria envolve palcos enormes, música muito alta, praças de alimentação, filas para ir ao banheiro e jovens circulando em bando. A diferença mesmo está no cenário, que pode envolver estações de esqui ou barracas de camping.

A temporada internacional de festivais começa com o Lollapalooza Chile no fim de março e segue firme até a virada de ano na Austrália. São centenas de eventos diferentes e para todos os gostos e tipos. Abaixo, festivais que acontecerão pelo mundo em 2014.

1. Lollapalooza Brasil

São Paulo

05 e 06 de abril de 2014

Foto: Douglas Arruda

Line up: Arcade Fire, Nine Inch Nails, Pixies, Phoenix, New Order, Vampire Weekend, Savages, Julian Casablancas, Vespas Mandarinas, Nação Zumbi [...]

É a terceira edição do festival norte-americano em terras brasileiras e a primeira em nova locação: o Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo. Apesar da distância do centro da cidade, o Autódromo está próximo de uma estação de trem, o que deve facilitar a chegada e saída do público.

2. Moogfest

Asheville, Carolina do Norte, EUA

23 a 27 de abril de 2014

Foto: Jeff Gun

Line up: Kraftwerk, Chic com Nile Rodgers, Giorgio Moroder, Pet Shop Boys, Moderat, Daedalus, Mark Farina, Tiga [...]

"A síntese de tecnologia, arte e música", o Moogfest é uma homenagem à Robert Moog, criador do popular sintetizador de mesmo nome. Criado em Nova Iorque em 2004, há três anos mudou para a pequena Asheville, cidade onde Robert Moog morou por trinta anos. Além dos shows/DJ sets, o festival tem showcases de gravadoras como Warp, Ghostly e DFA, instalações, workshops e palestras.

3. Mutek/Elektra: UM15

Montreal, Canadá

27 de maio a 01 de junho de 2014

Foto: Semiconductor Films

Line up: Nicholas Jaar presents From Scratch, Audion, Move D. O lineup completo terá mais de 100 nomes.

O Mutek é mais que um festival vanguardista e cabeçudo. É uma "instituição de criatividade digital". Esse ano ele acontece junto do festival Elektra, também de Montreal, comemorando o aniversário de 15 anos dos dois festivais e prometendo uma "experiência multidimensional expansiva".

4. Pitchfork Music Festival

Chicago, Illinois, Estados Unidos

18 a 20 de julho de 2014

Foto: Incase.

Line up: Beck, Grimes, Neutral Milk Hotel, Slowdive, Sharon Van Etten, Wild Beats, Death Grips, Tune Yards, DIIV [...]

O festival ligado ao site de mesmo nome é um sucesso: começou como uma tenda no Primavera Sound e hoje exporta o evento completo para a França. É um festival esquema apoteose-hipster, mas a curadoria musical é das mais interessantes.

5. Monegros Desert Festival

Fraga, Espanha

19 de julho, 2014

Foto: gaudiramone.

Line up: em 2013 tinha Ben Sims, Justice, Marco Carola, Richie Hawtin, Surgeon, Underworld, Vitalic e os brasileiros Murphy e PET Duo.

Há espaço para house, drum'n'bass ou dubstep, mas não se engane: o Monegros é um festival essencialmente techno. Ocupa as areias do deserto de Monegros, na Espanha, dura 24 horas e em 2014 promete uma edição especial comemorativa de duas décadas de vida.

6. Fuji Rock

Yuzawa-machi, Niigata, Japão

25 a 29 de julho de 2014

Foto: Kentaro Ohno.

Line up: em 2013 os headliners foram Cure, Bjork, Nine Inch Nails, Skrillex, The xx e também teve Foals, Savages e Yo La Tengo.

É o maior evento ao livre do Japão, com três dias de duração e mais de 200 artistas a cada edição. Começou em 1997 e nos dois primeiros anos aconteceu num vale no pé do Monte Fuji - hoje ocupa uma estação de esqui. Tem cerca de 200 artistas diferentes se apresentando nos palcos e atrai cerca de 100.000 pessoas.

7. Glastonbury

Pilton, Somerset, Inglaterra

25 a 29 de julho de 2014

Foto: Adam Russel

Line up: Boatos falam sobre Outkast, Arcade Fire, Lily Allen e muito (muito) mais.

O maior e mais tradicional festival do mundo. A BBC faz cobertura em tempo real. Os frequentadores se programam pra ir a cada ano independente do lineup - o que importa aqui é a experiência. O Glastonbury acontece desde 1970 e, entre muitos outros, já teve David Bowie e Rolling Stones no palco. Dá pra acampar por lá mesmo, ou ficar em hotéis próximos. O imporante é se programar antes - os ingressos esgotam em minutos.

8. Terraneo

Sibenik, Croácia

12 a 16 de agosto de 2014 (TBC)

Foto: divulgação

Line up: em 2013 o festival teve Prodigy, Azealia Banks, My Bloody Valentine e Calexico; para esse ano se fala Crystal Castles, Mogway, La Roux e Raveonettes.

É um festival relativamente novo (a edição 2014 será a quarta) e um dos muitos no hypado circuito de festivais do leste europeu. O Terraneo tem um recorte 'ecológico', com workshops e debates e acontece perto do mar. A área de camping fica em outro local e há ônibus transportando o público durante os quatro dias do evento.

9. Iceland Airwaves

Reykjavík, Islândia

De 05 a 09 de novembro de 2014

Foto: FletchUpNorth

Line up: Flaming Lips, East India Youth, Highlands e uma porção de artistas nórdicos com nomes cheios de consoantes. O lineup completo ainda será anunciado.

O evento é bancado pela Prefeitura de Reykjavik e pela Icelandair, acontece num lugar lindo de morrer, dizem que o público é animadíssimo e a after-party envolve um lago de água quente. Eu iria.

10. The Falls Music and Arts Festival

New South Wales, Tasmânia e Victoria, Austrália

Entre 28 de dezembro e 01 de janeiro

Foto: dames_

Line up: a última edição teve !!!, Grizly Bear, Wombats, Solange, Chet Faker e Bonobo.

Um dos vários festivais de música da Austrália, o Falls acontece na virada do ano em três locações diferentes na Austrália. Além da música, tem palcos de comédia e áreas para camping.

* post original.

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost